• 22/09/2020

    Dente com canal já tratado pode ter cárie?

    Um dente com canal tratado está livre de bactérias e vedado, impedindo que outras possam invadir seu interior novamente. Até aí tudo bem e tudo correto! Isso quer dizer, portanto, que também está imune a outros incômodos e de criar cáries, certo? Errado! Se você ainda tem dúvida se dente que já teve canal tratado pode ficar cariado, acompanhe o post de hoje, foi feito especialmente para você.

    Tratamento de canal

    Não é novidade que, de fato, um dente com canal tratado estará limpo, desinfetado (sem bactérias nenhuma) e com um material de obturação que irá impedir novas invasões e infecções de microrganismos.

    Como se trata de um tratamento que removeu a polpa, ou seja, o tecido vivo (nervo) daquele elemento, ele encontra-se desvitalizado, ou seja, o sinônimo de sem vida e, portanto, sem dor ou sensibilidade.

    Por algum motivo, acredita-se ainda que, pelo fato de o dente estar obturado e restaurado, está imune de quebrar ou cariar novamente, o que é um equívoco, já que ele está protegido por dentro, mas não por fora.

    Vamos entender melhor?

    Cárie

    A cárie se dá inicio na adesão da placa bacteriana (restos de comida, bactéria e saliva) em superfícies externas do dente, e que se não for totalmente removida através do uso de escova e fio dental diário após cada refeição, irá evoluir para cárie.

    Todo dente, mesmo o com tratamento de canal, continua com os tecidos em volta de si vivos, além de ainda estarem expostos ao meio bucal e ao acúmulos de placa bacteriana.

    Então, um dente com canal tratado pode ter cárie ainda?

    Sim, com certeza pode!

    A maior diferença é que, neste caso, por não ter mais nervo, não haverá dor, o que também pode ser um problema, pois pode se passar despercebido.

    Portanto, o ideal é sempre manter sua visita periódica ao dentista. Mesmo finalizado o tratamento de canal. Além disso, em caso de qualquer suspeita que possa haver de cárie, mesmo em um dente com tratamento de canal, procure imediatamente seu dentista.

    O dente também pode sofrer efeitos de possíveis problemas gengivais, como gengivites e periodontites, ambos relacionados aos cuidados com a higiene bucal diária.

    E caso o dente com tratamento de canal fique careado de novo? Qual o tratamento?

    Dependendo do tamanho da cárie, da lesão e cavidade, poderá se pensar em apenas restaurá-lo novamente com resina, removendo a cárie e devolvendo o formato do dente. Também poderá haver a necessidade de se retratar o canal (menos frequente), e em casos mais extremos, até se pensar em ter que extrair este elemento.

    Portanto, para economizar e evitar problemas mesmo depois do tratamento de canal, mantenha sua higiene bucal em dia. A prevenção é muito importante. Dente com ou sem tratamento de canal deve ser cuidado para evitar principalmente doenças bucais, como a cárie.