• 25/04/2024

    Eu preciso extrair o meu dente siso?

    Essa dúvida é muito frequente e, realmente, nem todo mundo precisa extrair os dentes siso. Descubra se você é um deles.

    Só um dentista consegue dizer se a extração do seu siso é necessária ou não. Ele fará um exame clínico e provavelmente um raio x.

    Como o siso é dispensável, muita gente acaba acreditando que é obrigatório tirar, mas não é bem assim. Confira abaixo os casos mais comuns em que é preciso extrair um dente siso:

    • quando o dente está preso e não consegue sair da gengiva;
    • quando está nascendo no ângulo errado;
    • quando está empurrando outros dentes;
    • quando tem alguma cárie ou alguma inflamação;
    • quando causa dor.

    Se a região do siso está avermelhada e latejando, e você sente dores de cabeça e no rosto, próximo à gengiva, vá ao dentista.

    Em alguns casos é necessário que o paciente tome antibiótico alguns dias antes e depois da cirurgia, para controlar a inflamação e prevenir infecções.

    Eu não sinto nada, preciso tirar?

    Pode ser que, mesmo sem sentir dor, o seu siso esteja empurrando os outros dentes da boca para achar o seu espaço. Isso pode deixar os seus dentes tortos e encavalados, por isso é necessário o acompanhamento constante  e preventivo do dentista. A melhor idade para a extração do siso é dos 15 aos 18 anos, porque a raiz do dente ainda não está completamente formada.Se você não precisa extrair o siso, é preciso tomar ainda mais cuidado com a higiene bucal. Esses dentes ficam em lugares de difícil acesso na boca, e nem sempre ficam da mesma altura que os outros molares. Quando isso acontece, ele vira um lugar de acúmulo de comida e bactérias, e pode trazer consequências para a sua saúde.