• 19/03/2024

    Facetas e lentes de contato: descubra qual a melhor opção para você!

    Ter um sorriso esteticamente favorável e dentro dos padrões de beleza que a sociedade contemporânea dita é um referencial de saúde e sucesso. Com essas exigências, o avanço da tecnologia na área de odontologia estética tem proporcionado a muitos pacientes a possibilidade de corrigir imperfeições no sorriso, o que interfere não somente na estética de uma pessoa, mas também em sua saúde, autoestima, qualidade de vida e perspectiva de oportunidades. As facetas e lentes de contato são um dos tratamentos estéticos de impacto mais utilizados para melhorar a aparência do sorriso, por meio de pequenas correções dentárias, além de clarear dentes escurecidos e manchados. Esses são os laminados dentários mais comuns disponíveis no mercado.

    Neste post, vamos abordar sobre as duas opções, explicando a diferença entre elas e como é feito o tratamento. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto.

    Qual a diferença entre lente de contato dental e faceta?
    Na verdade, nenhuma! As lentes de contato dental e as facetas são feitas de porcelana ou resina. O termo lente de contato foi criado para facilitar o entendimento de que uma película mais fina de porcelana, semelhante a uma lente de contato ocular, é utilizada para o recobrimento dos dentes. Então, para ficar mais diático, a diferença principal entre elas diz respeito à espessura e à quantidade de desgaste da superfície externa do dente.

    Facetas
    As facetas possuem entre 0,7 e 2 milímetros de espessura. Para que elas fiquem perfeitamente colocadas, é necessário que o dentista realize um certo desgaste nos dentes.

    Os desgastes são mais indicados para dentes que já foram restaurados, para que a remoção adicional de estrutura dentária não traga diminuições excessivas na espessura do esmalte.

    Lentes de contato dentárias
    As lentes de contato dentárias são ultrafinas, com cerca de 0,2 a 0,6 milímetro de espessura quando se usa a porcelana. Dessa forma, o desgaste do dente é mínimo e, no caso da resina, pode até ser inexistente. Por isso, as lentes de contato dentárias são consideradas minimamente invasivas.

    A reversibilidade é uma propriedade importante do tratamento. Uma vez que a técnica envolve remoção mínima da superfície dental, as lentes podem ser removidas a qualquer momento. Na maioria dos casos, os dentes podem ser novamente repolidos e voltar ao seu estado inicial.

    Como é feito o tratamento?
    Antes de iniciar os procedimentos, é necessário que haja uma avaliação da saúde da arcada dentária e da condição da gengiva. Para isso, fotografias, moldagens e radiografias são instrumentos indispensáveis para que o dentista planeje o tratamento e defina qual a técnica mais indicada ao paciente.

    O tratamento deve ser conservador e, ao mesmo tempo, trazer o mínimo de desgaste aos dentes, de forma que atenda aos desejos estéticos dos pacientes. É importante que o dentista apresente um quadro real das possibilidades do resultado.

    Etapas do tratamento:
    realização de limpeza e de clareamento dos dentes;
    escolha da cor do revestimento — que deve ser feita com bom senso, para que o resultado não pareça muito artificial;
    preparação dos dentes por meio de um procedimento de desgaste — principalmente para o caso das facetas dentárias;
    aplicação dos provisórios — também para o caso das facetas;
    aplicação definitiva das facetas ou lentes, após um período de confecção no laboratório que pode ser bem variável — as lâminas são testadas e cimentadas ao dente; e
    avaliação final da situação da mordida e da adaptação da gengiva ao novo dente.
    Quais os resultados que os dois tratamentos apresentam?
    Ambas corrigem: assimetrias, fechamento de espaços entre os dentes, escurecimentos e resistência ao clareamento. Além disso, alteram o formato dos dentes e permitem maior harmonia ao sorriso.

    Ademais, no caso de pessoas que queiram mudar a cor do seu sorriso ou reparar o desgaste de algum dente, elas podem optar por qualquer um dos dois procedimentos. No entanto, as facetas ainda são as mais indicadas.

    Já as lentes são mais recomendas nos casos de dentes muito separados ou quando se quer mudar a forma, aumentar o comprimento, a largura e o arredondamento de ângulos dos dentes.

    Existe contraindicação?
    Esses procedimentos são contraindicados para pacientes que:

    possuem os dentes muito comprometidos, com cárie ou restaurações;
    não possuem boa saúde gengival;
    possuem mordida desequilibrada;
    sofrem de bruxismo ou roem as unhas com frequência; e
    apresentam higienização oral descontrolada.
    Portanto, fique atento às restrições e oriente-se com o cirurgião-dentista para que ele possa avaliar e propor alternativas.

    Como é a manutenção dos tratamentos?
    Para o sucesso e a durabilidade do procedimento estético, o paciente deve seguir algumas orientações:

    manter uma rotina de higiene oral adequada;
    tomar cuidado com alimentos que escurecem os dentes;
    evitar mastigar alimentos muito duros;
    evitar roer unhas;
    não usar os dentes para abrir embalagens; e
    usar placas de relaxamento e considerar o uso da Toxina Botulínica nos músculos da mastigação, no caso de pessoas que possuem qualquer tipo de bruxismo.
    Seguindo as orientações dadas pelo cirurgião-dentista, tanto as facetas quanto as lentes terão boa durabilidade.

    O que é mais caro, a faceta ou a lente de contato dental?
    Os valores do serviço costumam ser iguais tanto para as facetas como para as lentes de contato. Já o material utilizado na confecção delas que é o responsável por alterar o valor. Nesse caso, as de porcelana são mais caras que as de resina, não só devido ao custo do material, mas também pela complexidade de confecção.

    As etapas de confecção das lentes de contado de resina são menores, uma vez que elas muitas vezes são confeccionadas no próprio consultório, de forma direta no dente do paciente, dispensando algumas fases laboratoriais. Além disso, enquanto as lentes de contato de resina necessitam de uma ou duas consultas, as de porcelana necessitam de várias.

    Por fim, as facetas e as lentes de contato dental são uma alternativa conservadora e efetiva para restabelecer a forma, a cor e a função dos dentes de maneira satisfatória e duradoura, desde que alguns cuidados sejam tomados. No entanto, é de suma importância contar com uma boa clínica de estética dentária para realizar o tratamento, seja qual for a escolha do paciente.

    E aí, o que achou das informações sobre facetas e lentes de contato? Gostou de conhecer as diferenças entre os dois tipos de procedimento? Se você quiser saber ainda mais sobre esse tratamento estético, entre em contato conosco! Ficaremos felizes em tirar qualquer dúvida que ainda possa ter restado.