• 19/03/2024

    Saiba qual o especialista correto para cada tipo de problema bucal

    De repente, aquela dor de dente se torna insuportável. Você procura um dentista sem se preocupar muito com a habilitação dele, correto? Porém, caso queira colocar um aparelho ortodôntico, ou realizar um exame admissional de trabalho — enfim, se precisar de um atendimento mais específico —, terá de buscar um profissional especialista.

    Atualmente são reconhecidas 22 especialidades no Brasil: Acupuntura, Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais, Dentística, Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial, Endodontia, Estomatologia, Homeopatia, Implantodontia, Odontogeriatria, Odontologia do Esporte, Odontologia do Trabalho, Odontologia Legal, Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais, Odontopediatria, Ortodontia, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Patologia Oral e Maxilofacial, Periodontia, Prótese Bucomaxilofacial, Prótese Dentária, Radiologia Odontológica e Imaginologia e Saúde Coletiva. Também são admitidas oito habilitações: Analgesia Relativa ou Sedação Consciente, Antroposofia, Fitoterapia, Hipnose, Laserterapia, Odontologia Hospitalar, Terapia Floral e Ozonioterapia.

    Conheça algumas especialidades:


    Dentística

    Está procurando melhorar a estética do seu sorriso sem deixar a saúde de lado? Então você deve buscar um profissional especialista em Dentística. Ele atua na manutenção e no controle das restaurações, na confecção de restaurações estéticas indiretas, unitárias ou não, e em restaurações e próteses adesivas diretas.

    Odontopediatria

    Precisa de um dentista para seu filho? O odontopediatra é o especialista que tem como objetivo o diagnóstico, a prevenção, o tratamento e o controle dos problemas de saúde bucal do bebê, da criança e do adolescente.

    Ortodontia

    O especialista em ortodontia é o profissional mais indicado para atuar na correção da posição dos dentes e dos ossos maxilares. As áreas de competência para atuação do ortodontista incluem: diagnóstico, prevenção, interceptação e prognóstico das maloclusões e disfunções neuro-musculares, planejamento do tratamento e sua execução, além de aplicação e controle de aparelhos ortodônticos.

    Periodontia

    Se você está com problemas gengivais, o melhor a fazer é procurar um periodontista. Esse especialista está apto a estudar os tecidos de suporte e circundantes dos dentes. Ele poderá realizar o diagnóstico, a prevenção e o tratamento das alterações nesses tecidos.

    Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial

    Os especialistas nesta área têm por objetivo promover e desenvolver conhecimentos científicos para melhorar a compreensão e realizar o diagnóstico e o tratamento das dores e distúrbios do sistema mastigatório, da região orofacial (tecidos moles e mineralizados, como a pele, vasos sanguíneos, ossos, dentes, glândulas ou músculos da cavidade oral e da face) e estruturas relacionadas.